TURNÊ EUROPA 2014

EuroTour by Kin

Tour Report | Diário de bordo:
Day#1 | Salvador>Fortaleza>Lisboa/POR

Saímos de Salvador num domingo chuvoso, depois de conseguir a muito custo despachar os instrumentos e bagagens, fizemos escala em Natal, finalmente pegamos o voo para Lisboa (Portugal) partindo de Fortaleza, voo este que duraria a noite inteira. Chegamos com o dia nascendo na terra dos colonizadores, estava quente, mas persistia um vento frio ainda como resquício da madrugada e bastante neblina. Do aeroporto direto para o metrô depois de rodarmos muito no confuso e mal sinalizado aeroporto da capital portuguesa. Seguindo a indicação de nosso amigo Lima Trindade seguimos para parte boêmia de Lisboa situada na região do Cais do Sodré, andamos um pouco a beira mar enquanto algumas pessoas faziam atividades físicas e admiramos a arquitetura antiga dessa parte da cidade. Logo estávamos alojados numa birosca do calçadão bebendo em canecas de litros de cerveja, no Brasil ainda era 6 da manhã, mas pra nós já passava das 10h. Rodamos todo o centro comercial, olhando lojas, visitando lojas de discos e instrumentos e deixando CD’s onde era possível deixar para vender e largando os “Discos Andarilhos” pela ruas de Lisboa, além é claro de colar adesivos da banda em vários pontos estratégicos. Bebemos mais cerveja e comemos pastéis de bacalhau na pastelaria do Tio Pepe. A essa hora já estava bem quente e nós observávamos atentamente os avisos para termos cuidados com os “carteireiros”, como são conhecidos os assaltantes batedores de carteiras em Lisboa, e a imensa quantidade de pessoas vendendo “chocolate” (maconha) livremente nas ruas. Terminamos o dia no bairro boêmio de Belém de onde partimos para o aeroporto, onde iríamos esperar o voo para Helsínquia (Finlândia). Com o atraso do voo, aumentava a ansiedade, mas não tínhamos outra opção além de esperar no saguão.

Check in, Aeroporto Internacional 2 de Julho, Salvador, Ba

Check in, Aeroporto Internacional 2 de Julho, Salvador, BA

Maior cuidado com a maquina de riff's
Maior cuidado com a maquina de riff’s
2014-07-27 18.32.50

2014-07-28 12.05.52

Loja de Discos…

2014-07-28 14.42.32

PDM com o simpático “Tio Pepe”

2014-07-28 18.29.06

Chá de espera no saguão do Aeroporto de Lisboa, POR

Dia#2 – Helsínquia/FIN – Day OFF

Chegada em Helsìnquia/FIN

22horas

Chegamos pela manhã em Helsínquia/FIN, fomos recebidos por Kimmo, baixista da banda Blueinhefatce e gente boa demais, montamos iem sua casa. Saímos durante o dia, mas era muito cedo, o comércio abre a partir das 11:00h, sendo assim, só nos restou entrarmos no primeiro Pub que estava aberto e começamos a tomar umas cervejas, ficamos próximo a uma loja/gravadora de discos, bebemos algumas cervejas, ambiente agradável do Pub, Rock rolando na JukeBox e nós do lado de fora em uma mesa, olhando o povo passar nas ruas, interessante como o povo Finlandês é “Rocker”, de 10 jovens que vimos nas ruas, 9 estavam com camiseta de banda ou com corpo coberto por tatuagens ou com visual Rocker. Meio dia, a loja de discos abriu, fomos lá, na Combate Rock Indústry, ou melhor, Combate Records, um selo especializado em lançar apenas bandas de Punk e Hardcore, estávamos no paraíso, mas tivemos que segurar a onda, o Euro é muito valorizado frente ao nosso Real (média de um CD 15 Euros + ou – R$ 45,00 e os LP’s a partir de 30 Euros, mas mesmo assim, compramos algumas pequenas raridades, bandas que não tiveram os discos lançados no Brasil, fizemos o velho “escambo” com nosso CD “NIVI”, em seguida fomos andando a uma loja de instrumentos musicais que fica bem distante da casa de Kimmo. E por falar em andar, a cidade tem uma estrutura interessantíssima de organização de tráfego e conscientização de motoristas, ciclistas e pedestres além de avenidas largas e com calçadas espaçosas. Bem, o calor estava de matar, parecia o verão da Bahia na praça do Mercado Modelo, mas só o calor parecia, mais nada! Descansamos um pouco a tarde e fomos ao ateliê de Ricardo Haratani, tatuador brasileiro sediado na Finlândia. Ficamos batendo papo e bebendo cervejas e quando demos conta já eram dez da noite. O interessante disso é perceber que nesse horário o sol ainda está claro. Voltamos para casa de Kimmo cansados, o o calor parecia que estavamos no Brasil (ou pior) e ficamos escutando uns LP’s de bandas Punx finlandeses até dormirmos.

com nosso anfitrião: Kimmo

Prateleira Combate Rock Records

Comendo água em Helsínquia/FIN

adesivos pela cidade de Helsínquia/FIN

Como se o mapa resolvesse…

Comércio de bucetas…

Dia#3 – Helsinquia/FIN – Day OFF

Acordamos tarde e André saiu logo pro Estúdio de Ricardo para tatuar sua perna enquanto eu e Wilson ficamos de maresia escutando uns rocks. Quando chegamos no estúdio André já estava sendo tatuado. Ficamos por lá um pouco conversando e ouvindo mais uns rocks enquanto Ricardo trampava na perna de André. Logo saímos eu e Wilson para rodar pela cidade pegamos um electrobus se dirigindo ao centro de Helsinque mas não sabíamos que não havia cobrador e ficamos procurando um jeito de pagar a passagem, descemos num ponto errado e no outro electrobus tentamos também pagar a passagem o que era quase impossível pois não havia ninguém para receber o dinheiro, pelo menos ninguém que nós entendêssemos que estava ali para isso. Continuamos em outro electrobus até nosso destino final no mesmo dilema. Chegamos ao grande centro de Helsinquia, pessoas nos parques e nos bares, grandes prédios e igrejas, a grande maioria das pessoas tem tatuagens a mostra, muitos ciclistas e camisas pretas e de bandas de rock enfeitam a paisagem. Resolvemos voltar andando e nesse momento eu que já sentia dores pelo corpo, comecei a ter espirros e uma coriza intermitente. Nos perdemos na volta e rodamos até encontrarmos o estúdio que já estava fechado e os caras estavam no Pub em frente bebendo cervejas. Ficamos por ali bebendo e quando falamos com Ricardo sobre a aventura do electrobus ele nos falou entre risos que poderíamos, caso a fiscalização chegasse, ter que pagar uma multa de 80 euros + passagem cada um de nós pela viagem gratuita. Que bom que a fiscalização não chegou mas nós realmente tentamos encontrar uma forma de pagar a passagem e, sem conseguirmos nos comunicar, acabamos cometendo uma pequena infração, que com certeza não repetiríamos. Nesse momento eu já estava com o corpo muito quebrado e ao voltarmos pra casa de Kimmo eu suspendi a cerveja. Enquanto os caras conversavam e riam, a vitrola tocava Ramones, Johnny Cash e uma tempestade de raios e trovões se iniciava, estrondando e clareando a noite na Finlândia. Tomei um remédio, escrevi mais uma parte desse diário e fui dormir.

WP_20140730_003 WP_20140730_002 IMG_9134 IMG_9129 IMG_5495IMG_9122 IMG_9119 IMG_9101 IMG_5521 IMG_5509 IMG_5507 IMG_5496
IMG_5479 2014-07-30 18.45.20 2014-07-30 17.24.38 2014-07-30 16.50.05 2014-07-30 14.29.28

PS: A PASSAGEM PODE SER PAGAR A MOTORISTA, QUE MESMO DENTRO DE UMA CABINE ELE PODE SER ACIONADO E RECEBE A GRANA, OU A OUTRA OPÇÃO É COMPRAR O “TICKET” QUE GARANTE RODAR NO METRO, BONDE E ONIBUS.

2014 Punk Rock World Cup Tour:

Pastel De Miolos (BRA), Blueintheface (FIN) & Ozzmond (FIN)

Thu 31.7. Semifinal, Helsinki FINLANDIA
Fri 1.8. Von Krahl, Tallinn ESTONIA
Sat 2.8. Melno Cepurīšu Balerija, Jelgava LATVIA
Sun 3.8. TBA, Alytus LITHUANIA
Mon 4.8. Kominpub Motocyklowy, Suwalki POLAND
Tue 5.8. Kolektyw Zatarg, Lublin POLAND
Wed 6.8. Kawiarnia Naukowa, Krakow POLAND w/ Anti-Corpos (BRA)
Thu 7.8. TBA
Fri 8.8. Cafe Leningrad, Riga LATVIA

Sat 9.8. Underground, Tartu ESTONIA w/ Crimson Lodge (EST)